1. Destaques:2011 / Projeto Funcional dos BRT's Antônio Carlos e Cristiano Machado, em Belo Horizonte

  2. Destaques:2010 / Análise de Demanda de Usuários para Trem de Alta Velocidade - TAV: Rio de Janeiro - São Paulo - Campinas

  3. Destaques:2009 / Projeto Funcional da Ligação Metropolitana São Bernardo do Campo-São Paulo por Metrô-Leve

  4. Destaques:2008 / Modelagem da Demanda de Transportes e Mobilidade para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016

  5. Destaques:2006 / Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre

Oficina Consultores

Rua Ouvidor Peleja 375

CEP 04128-000 Vila Mariana

São Paulo SP Brasil

T: 00 55 11 5078 5994

e: oficina@oficinaconsultores.com.br

Mobilidade Urbana

Revista Trip :: Edição sobre Mobilidade

01/08/2012 por admin

A edição #211 da revista Trip de maio desse ano foi para as bancas de todo o Brasil com o tema Carro e Gente, discutindo os problemas e soluções para o trânsito e o transporte público nas grandes cidades brasileiras. Nas “Páginas Negras” da edição de junho, colocamos o antropólogo brasileiro Roberto da Matta para entrevistar o jornalista americano Tom Vanderbilt. O encontro rendeu o registro da conversa entre um dos mais relevantes pesquisadores do Brasil sobre o uso de automóveis na sociade moderna com um grande especialista estrangeiro sobre o assunto, unindo diferentes enfoques para o mesmo problema.

Conhecido mundialmente por seu trabalho com os índios brasileiros, o trabalho do entrevistador Da Matta evoluiu para outras áreas da pesquisa antropológica com o passar do tempo. Seu ensaio de 1976, Um mundo dividido: a estrutura social dos índios Apinayé, ganhou tradução em inglês e é até hoje referência na análise de estruturas tribais do interior tupiniquim. Em 84 ele lançou A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil, mais um destaque de sua ampla bibliografia. Seu mais recente trabalho publicado é o ótimoFé em Deus e pé na tábua, justamente sua pesquisa que lida com a produção, compra e uso do automóvel no Brasil. Ele também já esteve do outro lado nas Negras, sendo o entrevistado da edição #192.

Com menor tempo de carreira mas com relevância internacional semelhante, Tom Vanderbilt se solidificou no jornalismo americano escrevendo para as revistas Slate, Wired, Rolling Stone, New York Times Magazine, Metropolis e Popular Science, entre outras. Estreou como autor em 1998 com The Sneaker Book: Anatomy of an Industry and an Icon, um estudo sobre o consumo de tênis como um ícone cultural. Em 2008 ele lançou seu maior sucesso, Traffic: por que dirigimos assim? (esse com edição em português lançado pela editora Elsevier Campus), livro que fala jiustamente sobre a situação mundial do trânsito e do trasnporte e suas implicações socio-econômico-culturais.

Para conhecer mais sobre os autores e ler a entrevista na íntegra nas “Páginas Negras”, dê uma olhada na edição #211 da Trip.

Bibliografia selecionada:

Roberto da Matta:
Um mundo dividido: a estrutura social dos índios Apinayé - Petrópolis : Vozes, 1976
O Que Faz o brasil, Brasil? - Rocco, 1984
A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil - Rocco, 1984
A bola corre mais que os homens: duas Copas - Rocco, 2006
Fé em Deus e pé na tábua - 2010, Rocco, 2010

Tom Vanderbilt:
The Sneaker Book: Anatomy of an Industry and an Icon - The New Press, 1998
Survival City: Adventures Among the Ruins of Atomic America - Princeton Architectural Press, 2002
Traffic: Por que dirigimos assim? E o que isso diz sobre nós - Elsevier Campus, 2009

Temas: Mobilidade Urbana / Jornalismo /